Palco do agro na Rio +20 já está quase pronto, afirma a Faern

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e parceiros do agronegócio montaram o Espaço Agro Brasil numa área de 1.750 metros quadrados, no píer Mauá, na cidade do Rio de Janeiro, onde nesta quarta-feira, dia 13, começa a Rio +20. É o que afirma o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira. “Mil e 200 pessoas produziram a estrutura do estande e as ambientações que vão receber os modelos de agropecuária sustentável, como o túnel virtual que vai mostrar o Projeto Biomas ao mundo”.

De acordo com os idealizadores do projeto, o túnel autoexplicativo, com 300m², começa com uma propriedade rural degradada que recebe a visita dos técnicos e pesquisadores do Projeto Biomas para transformar a fazenda em uma propriedade sustentável. O túnel multisensorial do Projeto Biomas, com o conjunto de ecossistemas, será uma das atrações do espaço Agro Brasil. Agora 100 pessoas estão concluindo a montagem.

No Espaço Agro Brasil serão apresentados os avanços da agropecuária brasileira e os caminhos que o País escolheu para multiplicar a produção de alimentos na mesma área, aliando preservação à produção.

Projetos

Os produtores rurais e demais visitantes também vão conhecer detalhes sobre a proposta de criação da Área de Preservação Permanente (APP) Mundial, Projeto Biomas, que busca alternativas para a produção sustentável, com benefícios ambientais, econômicos e sociais aos produtores rurais brasileiros e Projeto Agricultura de Baixo Carbono – Capacitação, que orienta o produtor rural brasileiro a buscar recursos do Programa ABC, do Governo Federal, para adotar sistemas de produção com baixa emissão de gases de efeito estufa. Os programas sociais Minha Casa, Minha Vida, Escola Viva, EaD/Senar, Programa Útero é Vida, Negócio Certo Rural e Senar Rondon, desenvolvidos em todo o país pelo Sistema CNA Brasil, que envolve o Senar e o Instituto CNA, também estarão no Espaço Agro Brasil.

O Sistema CNA/Senar criou um site especial para a Rio+20 para que os produtores rurais e demais interessados possam acompanhar a programação do Espaço Agro Brasil, da CNA e dos parceiros do setor agropecuário brasileiro: www.canaldoprodutor.com.br/rio20

Paulo Correia / AEcoar