PAC 2 BENEFICIA ITAJÁ COM UMA RETROESCAVADEIRA

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, entregou na manhã de ontem (4), a retroescavadeira para atender ao município de Itajá. Um dos 26 municípios afetados pela falta de estrutura de suas estradas vicinais, que ligam a zona rural à urbana.

A entrega das máquinas ocorreu às 10h, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, no município de Parnamirim, que pertence à Região Metropolitana de Natal, capital do estado.

De acordo com o prefeito Gilberto Lopes, a doação faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), desenvolvido pelo Governo Federal, onde o município de Itajá se inseria dentro das condições legais para receber o benefício. “Fizemos o projeto e a inscrição no Siconv. Com o projeto bem feito conseguimos ser classificados em 2010, mas só agora estamos sendo contemplado com a máquina. Então essa é uma ação do Governo Federal que está vindo de encontro à necessidade do homem do campo, afirmou o prefeito de Itajá.

O Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) investiu cerca de R$ 4,5 milhões. A doação dos equipamentos integra as ações do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2).

“A retroescavadeira fará a diferença na vida dos agricultores familiares de Itajá. As estradas precisam de recuperação constantemente e as máquinas vão suprir também essas necessidades, além de garantir o transporte dos alimentos e produtos cultivados pelos agricultores familiares por meio do melhoramento da malha municipal de acesso à zona rural”, afirmou o prefeito Gilberto Lopes.

Além de melhorar a infraestrutura das estradas, a prefeitura de Itajá utilizará os equipamentos para construir também barragens e poços. Esses recursos irão captar e armazenar a água das próximas chuvas, que serão usadas pelas famílias rurais quando o período da seca chegar.

Gilberto Lopes acrescentou também outros investimentos na área como a aquisição de três tratores com implementos agrícolas adquiridos durante a sua gestão. “Fizemos importantes investimentos com a compra de equipamentos. Quando assumi o Governo, a secretaria de Agricultura possuía apenas um trator. Hoje a secretaria conta com mais de três tratores com implementos agrícolas e uma retroescavadeira para atender os pequenos produtores do município de Itajá. Então, investir na compra de equipamentos que atendem às necessidades do homem do campo também é uma das prioridades da nossa gestão”, afirmou o prefeito Gilberto Lopes.

Da região do Vale do Açu apenas os municípios de Itajá e Ipanguaçu foram beneficiados com uma retroescavadeira, através do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), do Governo Federal.