Operação Volta às Aulas: Ipem-RN reprova apenas um produto do comércio natalense‏

Durante a segunda quinzena do mês de janeiro, fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) visitaram estabelecimentos da capital potiguar e coletaram amostras de artigos de uso escolar para análise no laboratório do órgão delegado do Inmetro no Estado. A Operação Volta às Aulas foi realizada em todo o país, com o objetivo de verificar a qualidade do material escolar vendido no comércio atacadista e varejista.

 

A equipe do Instituto realizou um exame prévio (quando a análise é feita no próprio local de coleta) em 32 cadernos. Mais 87 exemplares de oito marcas diferentes foram analisados no laboratório do Ipem, dos quais apenas um apresentou irregularidade: de um total de 96 folhas que o produto indicava conter, faltavam 30. Foram avaliados ainda lotes papel A4, papel ofício, lápis grafite, canetas, borrachas e papel crepom, que não apresentaram problemas em suas quantificações.

 

A Operação Volta às Aulas é realizada em janeiro e julho, sempre com o objetivo de garantir que o consumidor não seja lesado e receba a mercadoria com a quantidade correta. Para a fiscal da área de Pré-medidos do Ipem-RN, Rosângela Ramalho, o baixo número de irregularidades encontradas é um sinal de que os fabricantes estão mais atentos. “O que fazemos é um acompanhamento de mercado, para conferir se o produto colocado à venda cumpre com a descrição exposta em sua embalagem. A tendência é encontrarmos cada vez menos problemas, pois as indústrias já sabem das consequências em caso de falhas”, explica.

 

O fabricante autuado contará com um prazo de dez dias para apresentação de defesa em um processo administrativo que, dependendo de fatores como porte da empresa, reincidência e tipo de infração, pode gerar advertência ou multa. Em casos de suspeita de irregularidades, o consumidor pode fazer sua denúncia à Ouvidoria do Ipem-RN, através do e-mail ouvidoria-ipem@rn.gov.br ou do 0800-281-4054. A ligação é gratuita e todas as denúncias são apuradas.

 

DE OLHO NO VERÃO

Paralelamente à Operação Volta às Aulas, o Ipem vem realizando Operação De Olho no Verão, cujo objetivo é verificar se diversos produtos cujas demandas crescem nesse período do ano, como protetores solares, hidratantes, repelentes, água de coco e gelo, estão de acordo com as especificações. O resultado da ação será divulgado nos próximos dias.