Ministério da Saúde destina recursos para construção de Unidade de Pronto Atendimento 24 horas em Assú

O Ministério da Saúde divulgou a lista de municípios que conseguiram no prazo de 6 de junho a 19 de junho, cadastrar e postar todos os documentos finalizando o processo de seleção pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2 para a construção de  Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas). Para o ano de 2012, Assú foi o único município selecionado no Rio Grande do Norte, a ser contemplado com o repasse de recursos destinados para a construção de uma UPA.

Responsáveis por prestar atendimento de média complexidade, como vítimas de acidentes e problemas cardíacos, as UPAs contribuem para desafogar as urgências dos hospitais do SUS e reduzir o tempo de espera por atendimento. Nas localidades em que estão em pleno atendimento, as unidades dão conta de atender, sem necessidade de encaminhamento ao pronto-socorro hospitalar, 97% dos pacientes que as procuram.

As UPAS 24h estão inseridas na rede Saúde Toda Hora, implantada pelo Governo Federal com o objetivo de reorganizar o atendimento de urgência e emergência dos hospitais do SUS. A rede integra, além dos hospitais, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192).

De acordo com informação da secretaria municipal de Saúde da prefeitura do Assú, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) que será construída em Assú ficará localizada na parte Oeste do cidade, na região dos bairros Alto São Francisco/João Paulo II.