Itajá realiza II Fórum Comunitário do Selo UNICEF

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDA, realizou na manhã da última sexta-feira (1º), o II Fórum Comunitário do Selo Unicef (Edição 2009-2012), na escola municipal Libânia Lopes Pessoa.

O evento verificou o desempenho do município de Itajá no alcance dos objetivos do Selo, a partir de apresentações feitas no evento por membros da equipe Pró-Selo, sobre os avanços do Plano de Ação, processos e resultados dos temas de Participação Social.

A mediadora do Selo UNICEF, Marlene Amâncio realizou a avaliação in loco de todos os trabalhos desenvolvidos no município. No primeiro momento Marlene Amâncio visitou as salas de aulas onde estavam expostos todos os trabalhos desenvolvidos pelas equipes de cada segmento, através de fotografias, banners, maquetes, vídeos e apresentações realizadas pelas crianças e adolescentes do município de Itajá.

A solenidade de abertura contou com a presença da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Jailma Melo, do prefeito Gilberto Eliomar Lopes, do articulador do Selo Gilmar Medeiros Lopes, da adolescente Flávia Juliany que representou crianças e adolescentes do município, da mediadora do Selo Unicef Marlene Amâncio e a apresentação do grupo de dança da escola municipal Libânia Lopes Pessoa com a música ABC do Sertão de Luiz Gonzaga.

O articulador da Comissão Pró-selo Unicef Gilmar Medeiros fez mais um breve pronunciamento onde ele agradeceu a participação de todos e enalteceu a participação das crianças e adolescentes. “Se o município vier a ser contemplado com o Selo Unicef o grande vencedor serão as crianças e adolescentes do município. Eles sim, serão os verdadeiros atores desse processo”, concluiu o articulador do Selo.

O prefeito Gilberto Eliomar Lopes lembrou que a conquista do Selo Unicef  não é um objetivo, mas uma consequência dos serviços voltados para crianças e adolescentes, que foram comprovadas durante o evento.

Com o tempo devidamente cronometrado representantes dos Grupos de Trabalho de Esporte e Cidadania, Cultura e Identidade: Comunicação para a Igualdade Étnico-racial e Educação para convivência com o Semiárido fizeram o relatório das atividades desenvolvidas com as crianças e adolescentes.

Na ocasião, diversas pessoas da sociedade civil e representantes do poder publico avaliaram as apresentações expostas por mediadores dos eixos trabalhados, bem como todas as atividades desenvolvidas ao longo desse período.

Durante o turno vespertino, a Mediadora Marlene Amâncio visitou o Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar e por fim a Secretaria Municipal de Educação.

O resultado de toda a avaliação feita e das demais que ainda serão feitas na esfera do Unicef será realizada no mês de novembro e a cerimônia de premiação dos municípios contemplados acontecerá no mês de Dezembro.