Feliz dia do Médico por Dr. Cayo Otávio Moraes Lopes

Hoje, como todos os outros 18 de Outubro, se comemora o “dia do médico”
Profissão que, como qualquer outra, é digna de reconhecimento, sua essência traduz o verdadeiro conceito do “cuidar”, do que é abdicar muitas vezes de si ao próximo…
Quando optamos por escolher o que ser, o que fazer e como agir, dependemos principalmente do que sentimos e entendemos quanto ao significado da profissão escolhida. Ser médico, pode ser visto, interpretado, avaliado ou até mesmo conceituado por diferentes visões, tudo dependerá de como vemos e entendemos o significado de “viver e morrer”.
Certa vez li um texto que tocou em mim de forma singular, e que levo sempre aos que me perguntam o que realmente é ser médico, hoje divido com vocês tal texto, reflitam e entendam o que pra mim significa tal profissão…
“Pensa bem enquanto há tempo. Mas se, indiferente à fortuna, aos prazeres, à ingratidão, se sabendo que te verás, muitas vezes, sozinho entre as feras humanas, ainda tens a alma estóica o bastante para te satisfazeres com o dever cumprido, sem ilusões; se te julgas suficientemente recompensado com a palavra de uma mãe, com um rosto que sorri porque já não sofre, com a paz de um moribundo a quem ocultas a chegada da morte; se anseias conhecer o homem e penetrar na trágica grandeza de seu destino, então TORNA-TE MÉDICO, MEU FILHO”
Concluo aqui, desejando aos meus amigos médicos e principalmente aos que foram nossos verdadeiros MESTRES na profissão, dividindo suas experiências e conhecimentos, desejando um FELIZ dia do médico. Dr. Cayo Otávio Mores Lopes