BANCADA DO PMDB NA CÂMARA DOS DEPUTADOS ELEGE NOVO LÍDER

BRASÍLIA (DF) – O deputado Eduardo Cunha (RJ) é o novo líder da bancada do PMDB na Câmara dos Deputados. Ele foi eleito, em 2º turno, com 46 votos. Em 2º lugar ficou o deputado Sandro Mabel (GO) com 32 votos. Dois deputados votaram em branco. Oitenta deputados participaram da votação.

Um terceiro candidato disputou a liderança do partido.Osmar Terra (RS) obteve 13 votos no 1º turno. Na primeira votação, Cunha e Mabel tiveram, respectivamente, 40 e 26 votos. Um deputado votou em branco.

A reunião, na noite deste domingo (03), foi o último encontro da bancada do PMDB sob a coordenação do deputado Henrique Eduardo Alves (RN). Ele liderou o partido na Câmara ao longo de seis anos consecutivos. Ainda como líder, Henrique Alves apelou aos candidatos que, apesar da disputa, o eleito mantivesse a bancada unida.

Durante a reunião todos os candidatos ressaltaram o mérito de Henrique Alves como o líder que uniu o PMDB nas principais votações e decisões do partido na Câmara dos Deputados. A atuação do líder resultou em cinco reconduções à liderança do PMDB por aclamação. Apenas a primeira escolha, em 2007, foi por meio de votação.

Nesta segunda-feira (04), Henrique Eduardo Alves disputa a presidência da Câmara dos Deputados com outros três candidatos que se inscreveram para a eleição da nova Mesa Diretora da Casa. Henrique Alves exerce o 11º mandato consecutivo. O deputado potiguar é o mais antigo da Casa com 42 anos de experiência no legislativo. A sessão está marcada para as 10h.Wendel Lopes
Repórter Fotográfico