Agricultores familiares serão beneficiados com entrega de máquinas agrícolas e títulos de terra

A governadora Rosalba Ciarlini participa nesta segunda-feira (4) de solenidade ao lado do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. O evento acontecerá no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, às 10h, e tem em sua programação a entrega de máquinas agrícolas que fazem parte da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2 e da assinatura do acordo para implantação da Rede Brasil Rural e do Mutirão do Programa Nacional do Documento da Trabalhadora Rural no RN.

Na ocasião, também será feita a entrega de escritura da aquisição de uma propriedade rural através Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF e entrega de títulos de terra. A solenidade vai contar com a presença do Secretário Nacional de Reordenamento Agrário, Adhemar Almeida, além dos Secretários de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Betinho Rosado, e de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforam Agrária (Seara), Rodrigo Fernandes.

Com a ação, serão entregues 26 retroescavadeiras a municípios do Rio Grande do Norte beneficiados pelo PAC 2. As máquinas ficarão a disposição do município e têm o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da agricultura familiar, auxiliando na recuperação de estradas vicinais, amenizando os impactos da estiagem e ajudando na abertura de barragens para o bem coletivo da população. Serão beneficiados os seguintes municípios: Apodi, Baraúna, Caiçara do Norte, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Grossos, Ielmo Marinho, Ipanguaçu, Itaja, João Câmara, Jucurutu, Lagoa Nova, Lucrecia, Olho-d’agua do Borges, Pedra Grande, Pendências, Pureza, Rafael Fernandes, Santana do Matos, São Bento do Norte, São Francisco do Oeste, São Miguel Do Gostoso, Serra do Mel, Touros e Upanema.

Os agricultores familiares também serão beneficiados com a entrega da escritura da aquisição de uma propriedade localizada no município de Rio do Fogo pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável Paraíso São Francisco, que irá atender 25 famílias da localidade. Os recursos para compra da propriedade são oriundos do Governo Federal, através do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), operacionalizado pelo Governo Estadual através da Seara.

Ainda como parte integrante do evento será feita a entrega de 14 títulos de terra na modalidade de doação, um convênio do Governo do Estado do RN (Seara) com o Governo Federal, através do Incra.